Lot. Parque Boa Esperança, 11/14 - Pacajus Ce  Fone: (85) 3348.1972 / 991.818.862 - cajucardeal@terra.com.br

Os benefícios do caju e suas indicações

 

Entre os ácidos graxos benéficos, estão aqueles do agrupamento chamado ômega 6, presente no óleo da amêndoa de castanha de caju.

A gordura monoinsaturada, presente na amêndoa de castanha de caju na forma de ácido oléico, reduz o nível elevado de triglicerídios, diminuindo a pressão sanguínea e melhorando a circulação

Por ser rico em fibras, o caju auxilia no funcionamento do intestino e ajuda também a controlar a saciedade, o que é de extrema importância para aqueles que necessitam perder peso.

Devido à presença de licopeno e beta caroteno, os quais são fontes de flavonóides, um dos melhores combatentes do câncer, o caju ajuda a combater o câncer de pulmão, mama, próstata e boca.

Reconhecido como uma excelente fonte de ferro, o qual é vital para o transporte do oxigênio no corpo e funcionamento das enzimas, o caju auxilia no funcionamento do sistema imunológico.

O caju possui zinco, um mineral que desempenha um papel vital no fortalecimento do sistema imunológico contra infecções microbianas, na síntese de proteínas e na cicatrização.

     O baixo teor de carboidratos da amêndoa de castanha de caju, a torna recomendada para pessoas que sofrem de diabetes e obesidade, pelo reduzido teor de açúcares e equilibrado valor energético.

A amêndoa de castanha de caju é considerada uma fonte de proteína de alta qualidade, rica em ácidos graxos poli-insaturados de grande valor energético.

O caju é indicado no tratamento de anemia, previne problemas de visão como a catarata, ajuda no fortalecimento dos ossos e na prevenção de células cancerígenas.

O caju fortalece o sistema imunológico e tem efeito antioxidante no corpo, devido a sua alta concentração de vitamina C, agindo ainda como depurativo e tônico.

O caju é rico em cobre, consequentemente ajudando na prevenção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.

O caju também fornece fósforo, muito importante para o desenvolvimento saudável dos dentes e ossos e para a manutenção da saúde celular.

A amêndoa da castanha de caju  possui dois elementos essenciais para a prática de atividade física: o magnésio que combate a fatiga e mantém os assos fortes, e o cobre que além de dá energia, protege as articulações das lesões.